Mindfulness e espiritualidade: posso praticar de forma laica?

Um dos objetivos mais conhecidos dos programas mais contemporâneos de treinamento da atenção plena (mindfulness) é o melhor gerenciamento do estresse cotidiano. Por outro lado, muitas das técnicas que são usadas nos treinamentos de mindfulness são derivadas da meditação, em especial da tradição budista. Esse aspecto de mindfulness costuma gerar confusão, e muitas pessoas, que…

Veja mais

Três maneiras de enfrentarmos situações que não podemos controlar

Um dos momentos mais difíceis no dia a dia é quando nos deparamos com situações que consideramos muito importantes, mas que não temos a capacidade naquele momento para controlá-las ou mudá-las, o que é relativamente frequente. Por exemplo, quando nos confrontamos com doenças crônicas ou mesmo terminais, com a morte de uma pessoa querida, ou,…

Veja mais

Pensamento “consciente” x “inconsciente”: conheça as diferenças

Embora nossa mente esteja sempre pensando (é da natureza da mente pensar…), podemos perceber a diferença entre dois grandes tipos de pensamentos: os “conscientes e voluntários” (em geral, menos prevalentes), e os “inconscientes e involuntários” (a grande maioria). A diferença entre eles pode ser percebida com base em suas características:   Pensamento consciente e voluntário Dois…

Veja mais

Mindfulness nos ajuda a regular as emoções; mas o que é isso afinal?

A regulação das emoções é um dos fenômenos produzidos pela prática regular da atenção plena (mindfulness) que mais geram mudanças na vida de uma pessoa. Ao invés de sucumbir e ser tomado pelas emoções, o praticante de mindfulness é capaz de identificá-las, observá-las e aceitar que existam, o que envolve a validação das emoções, sobretudo…

Veja mais

Por que a respiração é tão importante para treinar a atenção plena?

Nas práticas de atenção plena (mindfulness), a respiração é fundamental por 2 aspectos: ser de fácil acesso (disponibilidade) e estar sempre no presente (evita que a mente se perca em pensamentos ou devaneios). É por essa razão que é considerada um dos pontos preferidos de ancoragem na meditação em geral, e em mindfulness em especial.…

Veja mais

Benefícios da prática de mindfulness para a saúde, educação e organizações

Praticar mindfulness regularmente em nosso dia a dia nos traz benefícios concretos e atestados pelas pesquisas científicas, que não envolvem apenas a saúde, mas também a área da educação, incluindo professores e estudantes, como também líderes e colaboradores em empresas e organizações. Entender e conhecer esses benefícios podem servir de motivação para começarmos a integrar os exercícios de mindfulness…

Veja mais

Como lidar com as dificuldades para começar a praticar mindfulness?

Introduzir mindfulness em nossa vida diária envolve uma mudança de hábito tão desafiadora quanto começar a fazer exercícios físicos regulares, mudar a dieta ou deixar de fumar. Para tomar a decisão de alterar hábitos de vida nós fazemos uma avaliação de maneira mais ou menos consciente das vantagens e desvantagens do novo comportamento. No caso de mindfulness, as pessoas…

Veja mais

8 atitudes mentais necessárias para praticar o mindfulness

Qual a atitude correta para praticar a atenção plena (mindfulness)? Podemos resumir os seguintes pontos: 1. Não esperar nada Este é um dos aspectos mais importantes na tradição budista e se denomina, em japonês, mushotoku. Não devemos ter nenhuma expectativa concreta ao praticar mindfulness, e apenas querer observar e descobrir a realidade tal como ela é, e…

Veja mais