PROF. DR. MARCELO DEMARZO

É Médico especialista em Mindfulness com treinamentos na Inglaterra (Instituto Breathworks e Oxford Mindfulness Centre – Universidade de Oxford), e nos EUA (Center for Mindfulness in Medicine, Health Care, and Society – University of Massachusetts) com Jon Kabat-Zinn e Saki Santorelli.  Fez pós-doutorado em Mindfulness e Promoção da Saúde pela Universidad de Zaragoza, (Espanha). 

Fez diversos cursos de aprofundamento nas tradições contemplativas e meditativas, incluindo a Psicologia Budista e Tibetana (em Dharamsala, Índia).

Junto com o Professor Javier Garcia-Campayo (Universidad de Zaragoza), desenvolveu a Terapia de Compaixão Baseada em Estilos de Apego (Attachment-Based Compassion Therapy).

É fundador e atual coordenador do Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde (www.mindfulnessbrasil.com), referência nacional e internacional nos programas e pesquisas sobre mindfulness.

É Coordenador da Especialização em Mindfulness da UNIFESP, curso de pós-graduação lato sensu inédito no Brasil.

É Docente visitante da Universidad de Zaragoza, Membro da Comissão Organizadora e Responsável pelo Módulo Prático do “Máster en Mindfulness” na mesma Instituição.

É Médico pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP (2000), tem doutorado em Patologia pela Universidade de São Paulo (2005). É especialista em Medicina de Família pela FMRP-USP, e especialista em Medicina do Exercício e do Esporte pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).

– Ausiàs Cebolla, Javier García-Campayo & Marcelo Demarzo. Mindfulness y Ciencia. Alianza Editorial (2014).

Para currículo completo, veja CV Lattes Researchgate (publicações científicas).

 

Atualmente é professor do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP, e professor do Curso de Medicina do Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, Brasil. Tem experiência na área de Medicina Preventiva, atuando principalmente nos temas de Mindfulness, Prevenção, Promoção da Saúde, e Medicina do Exercício e da Atividade Física.

É autor de vários livros sobre mindfulness, entre eles:

Em português

– Marcelo Demarzo & Javier García-Campayo. Manual Prático de Mindfulness – Curiosidade e Aceitação. Editora Palas Athena (2015).

– Ausiàs Cebolla, Javier García-Campayo & Marcelo Demarzo. Mindfulness e Ciência. Editora Palas Athena (2016).

Em espanhol:

– Javier García-Campayo & Marcelo Demarzo. Manual Práctico de Mindfulness: Curiosidad y Aceptación. Siglantana Editorial (2015).

– Javier García-Campayo & Marcelo Demarzo. Mindfulness y Compasión. La Nueva Revolución. Siglantana Editorial (2015).

– Ausiàs Cebolla, Javier García-Campayo & Marcelo Demarzo. La Ciencia de la Compasión. Alianza Editorial (2016).