A prática de mindfulness pode modificar nosso cérebro?

É extremamente interessante e motivador que as pesquisas demonstrem que existem múltiplas alterações cerebrais, positivas, que ocorrem a partir da prática diária e regular de mindfulness. Essas mudanças positivas são observadas nos testes de neuroimagem (como a ressonância magnética), exames que nos permitem observar a estrutura cerebral, a espessura das diversas partes, como também o…

Veja mais

O que é estar no momento presente, tão comum em mindfulness e meditação?

Com frequência ouvimos que mindfulness e meditação nos ajudam a focar no “momento presente”, mas o que isso significa realmente? A resposta a essa pergunta pode ser complexa, muitos cientistas e filósofos já se debruçaram sobre ela. Mas vou tratar do assunto de maneira mais prática, dando dicas voltadas para aplicação no dia a dia.…

Veja mais

Saiba o que é “tecnoestresse” e como usar mindfulness para preveni-lo

O termo “tecnoestresse” se refere à percepção aumentada de estresse devido ao excesso de estímulos tecnológicos. É importante deixar claro que as tecnologias são excelentes e muito úteis em inúmeras ocasiões (aprendizagem e relações sociais, por exemplo). O problema está relacionado ao seu uso disfuncional ou inadequado, que pode nos levar à sensação aumentada de…

Veja mais

O que é a compaixão segundo a psicologia? Tem a ver com mindfulness?

A palavra “compaixão” gera muita confusão em português, sendo frequentemente confundida com “piedade” ou “dó”, o que implica num sentimento de superioridade em relação à pessoa que está mal. Por outro lado, a compaixão tem entrado cada vez mais na medicina e psicologia como uma ferramenta para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, cada vez mais…

Veja mais

Quanto tempo devo praticar mindfulness para ter benefícios?

A maioria dos estudos científicos sobre mindfulness foi feita com os treinamentos clássicos de duração de 8 semanas. As pesquisas confirmam que, neste tempo de prática de atenção plena –aproximadamente dois meses –, mudanças significativas podem ser encontradas em múltiplos níveis, físicos e psicológicos. A boa notícia é que dois meses de treinamento não é…

Veja mais

Como desenvolver “soft skills” com Mindfulness?

“Soft skills” – habilidades “leves”, comportamentais e atitudinais — são competências pessoais menos técnicas e mais subjetivas, muitas vezes difíceis de desenvolver e treinar. As “soft skills” estão relacionadas à forma como interagimos com as pessoas, e podem afetar as nossas relações em casa e no ambiente de trabalho. Em contraposição, as “hard skills” seriam…

Veja mais

Meditação é um “mundo”; conheça os vários tipos

A palavra “meditação” é como se fosse um termo geral ou genérico (dizemos termo “guarda-chuva”), e pode designar uma infinidade de técnicas (mindfulness é apenas uma delas). Existem várias classificações dos diferentes tipos de meditação. O modelo mais atual e completo é o da equipe do pesquisador Richard Davidson, que divide as práticas meditativas em três…

Veja mais